top of page

 “Recria tua vida, sempre, sempre. Remove pedras e planta roseiras, faz doces. Recomeça”. (Cora Coralina)

E hoje, tomei para mim essa grande responsabilidade de fazer a abertura da nossa coluna. E eu não poderia falar de outra coisa que não fosse sobre recomeços! E sei que esse é um tema em que ninguém pode considerar-se autoridade em detrimento de outros. Afinal, a experiência de recomeçar é sempre única. 
A gente recomeça de diferentes formas e sob diferentes motivações. No meu caso, desde muito cedo desenvolvi (ainda que à duras penas) o instinto de sobrevivência. Sempre fui muito inquieta (leia-se teimosa), sonhadora e com um grande senso de responsabilidade sobre minha vida e escolhas. Então, nesse processo eu fui entendendo que recomeçar estava relacionado a não apenas virar páginas, mas, aprender com as experiências, fossem boas ou dolorosas. 
Não quero entediar vocês com esse texto, afinal, ele não tem a finalidade de promover a minha imagem como heroína ou sobrevivente. Ao contrário, trata-se de me apresentar a vocês através da escrita e de um espaço de múltiplas linguagens em que estaremos contando histórias, recomeços, experiências, trajetórias, promovendo o conhecimento, a troca, e sempre, a esperança que para mim, é sempre o que nos une. 
Quando olho para trás, vejo que vim de um lugar muito simples em que não havia muitas possibilidades, perspectivas e mesmo grandes esperanças. Mas, vejo também que quem sou, ou quem me tornei é um resultado direto desse lugar, dessas experiências.  Então, por um momento eu fecho meus olhos, e mesmo desejando que outros não tenham um começo tão difícil, reconheço que sou grata e com o tempo aprendi que a máxima de Nieztchie , se tornou um rema muito importante em minha trajetória. 
Então, você que está chegando aqui, esse é um espaço que será destinado para falar de esperança e de recomeços, hoje é o meu, amanhã será de outras pessoas incríveis e inspiradoras que estão fazendo revoluções em seu cotidiano. E, embora essa palavra assuste muita gente, é isso que estamos precisando nesse momento da história da humanidade: revolução, colaboração e esperança. 
Seja muito bem vindo e bem vinda a esse espaço!

 
Carinhosamente,

Zildenice Guedes
Pós Doutoranda em Ciências Ambientais - UFERSA
Dra. em Ciências Sociais - UFRN
Mestre em Ambiente, Tecnologia e Sociedade - UFERSA
Esp. em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental - IPOG
Bacharela em Gestão Ambiental -UERN
Líder RAPS (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade) - RAPS

Imagem do WhatsApp de 2023-06-27 à(s) 09.27.43.jpg
bottom of page